Total de visualizações de página

sábado, 14 de janeiro de 2012

Exclusivo! Agricultores do Pajeú vão às ruas de Carnaiba protestar por pagamento do Garantia Safra

 Agricultores em frente ao prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba
 Saida dos agricultores em frente ao Sindicato dos Trabalhadores na Avenida Presidente Kennedy
 Aloisio e Militantes agricultores do sitio Jardim de Ibitiranga
 Concetração de mais de 1.000 agricultores na Avenida Presidente Kennedy
 A Avenida José Martins também foi percusso dos agricultores
 Agricultores de toda zona rural de Carnaiba estiveram presente
 Os agricultores também percorreram um trecho da rua Saturnino Bezerra
 Chegada à Praça de Eventos Milton Pierre
 Representantes da CUT, CONTAG e FETAPE também compareceram

 O vice prefeito Augusto Martins de Afogados da Ingazeira esteve presente
 Aloisio Silva e Luiz de Joel também fizeram parte do protesto pacifico
 O Líder Comunitario Neto do sitio Riacho do Peixe II com o baixo assinado
 Aristides Santos, infeliz em sua fala ao fazer politicagem
O Padre Orlando e o Secretário de Agricultura de Carnaiba Anchieta Alves
Na manhã desta sexta feira 13, agricultores de Carnaiba, Itapetim, Afogados da Ingazeira, Solidão, Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy participaram de um protesto pacifico na cidade de Carnaiba interior de Pernambuco para o pagamento do Garantia Safra 2010-2011 que ainda não foi repassado aos  agricultores no valor de R$ 640,00 (seissentos e quarenta reais).

Risoneide Brás, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba fez a reivindicação ao M.D.A e o governo Dilma  para o pagamento do Garantia Safra. Já Dôra Santos da Comissão do Garantia Safra falou do momento de tristeza por falta do pagamento aos agricultores que perderam toda sua safra em 2011 e concluiu que a maioria dos municipios pernambucanos estão sem o pagamento.O representante da CUT Carlos Veras pediu para que os agricultores continuem lutando e que não desistam jamias. Pediu apoio aos prefeitos  da região para juntos dos agricultores abraçarem a causa.

Arestides santos representante da CONTAG foi infeliz em seu discursso ao usar da palavra falando sobre a politicagem carnaibana. Já o padre Orlando da paróquia de Afogados da Ingazeira, lembrou o saudoso Bispo Dom Francisco que brigava sempre em pró dos trabalhadores. O Secretário de Agricultura de Carnaiba Anchieta Alves, um dos idealizadores do movimento falou da importância do protesto e que unidos vencerão chamando atenção do governo através da impressa para que o problema seja resolvido e o trabalhador rural não saia no prejuizo.
Esse ato público  em Carnaíba, pretende chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral para os problemas vivenciados por trabalhadores e trabalhadoras rurais da região, no que diz respeito ao Programa Garantia Safra, não liberado à grande maioria das cidades. A atividade é fruto dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada na semana passada, em Afogados da Ingazeira, que contou com a participação  da sociedade civil, representantes dos Governos Estadual e Municipais e da Assembleia Legislativ.a.

Além dessa mobilização, outras duas estão previstas para a próxima segunda-feira 16, sendo uma no em Ouricuri e a outra em Serra Talhada. A proposta é que seja marcada, também, uma audiência com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pela gestão do Programa Garantia Safra em nível nacional.
A articulação para esta reunião está sendo realizada pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Se essas iniciativas não possibilitarem os resultados esperados por trabalhadores e trabalhadoras rurais, a ideia é organizar um grande ato em nível regional ou estadual.

Anchieta Alves, Secretario de Agricultura e Risoneide Braz, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba

fonte: blog do cauê Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário