Agricultores em frente ao prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba
Saida dos agricultores em frente ao Sindicato dos Trabalhadores na Avenida Presidente Kennedy
Aloisio e Militantes agricultores do sitio Jardim de Ibitiranga
Concetração de mais de 1.000 agricultores na Avenida Presidente Kennedy
A Avenida José Martins também foi percusso dos agricultores
Agricultores de toda zona rural de Carnaiba estiveram presente
Os agricultores também percorreram um trecho da rua Saturnino Bezerra
Chegada à Praça de Eventos Milton Pierre
Representantes da CUT, CONTAG e FETAPE também compareceram
O vice prefeito Augusto Martins de Afogados da Ingazeira esteve presente
Aloisio Silva e Luiz de Joel também fizeram parte do protesto pacifico
O Líder Comunitario Neto do sitio Riacho do Peixe II com o baixo assinado
Aristides Santos, infeliz em sua fala ao fazer politicagem
 |
O Padre Orlando e o Secretário de Agricultura de Carnaiba Anchieta Alves |
Na manhã desta sexta feira 13, agricultores de Carnaiba, Itapetim, Afogados da Ingazeira, Solidão, Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy participaram de um protesto pacifico na cidade de Carnaiba interior de Pernambuco para o pagamento do Garantia Safra 2010-2011 que ainda não foi repassado aos agricultores no valor de R$ 640,00 (seissentos e quarenta reais).
Risoneide Brás, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba fez a reivindicação ao M.D.A e o governo Dilma para o pagamento do Garantia Safra. Já Dôra Santos da Comissão do Garantia Safra falou do momento de tristeza por falta do pagamento aos agricultores que perderam toda sua safra em 2011 e concluiu que a maioria dos municipios pernambucanos estão sem o pagamento.O representante da CUT Carlos Veras pediu para que os agricultores continuem lutando e que não desistam jamias. Pediu apoio aos prefeitos da região para juntos dos agricultores abraçarem a causa.
Arestides santos representante da CONTAG foi infeliz em seu discursso ao usar da palavra falando sobre a politicagem carnaibana. Já o padre Orlando da paróquia de Afogados da Ingazeira, lembrou o saudoso Bispo Dom Francisco que brigava sempre em pró dos trabalhadores. O Secretário de Agricultura de Carnaiba Anchieta Alves, um dos idealizadores do movimento falou da importância do protesto e que unidos vencerão chamando atenção do governo através da impressa para que o problema seja resolvido e o trabalhador rural não saia no prejuizo.
Esse ato público em Carnaíba, pretende chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral para os problemas vivenciados por trabalhadores e trabalhadoras rurais da região, no que diz respeito ao Programa Garantia Safra, não liberado à grande maioria das cidades. A atividade é fruto dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada na semana passada, em Afogados da Ingazeira, que contou com a participação da sociedade civil, representantes dos Governos Estadual e Municipais e da Assembleia Legislativ.a.
Além dessa mobilização, outras duas estão previstas para a próxima segunda-feira 16, sendo uma no em Ouricuri e a outra em Serra Talhada. A proposta é que seja marcada, também, uma audiência com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pela gestão do Programa Garantia Safra em nível nacional.
A articulação para esta reunião está sendo realizada pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Se essas iniciativas não possibilitarem os resultados esperados por trabalhadores e trabalhadoras rurais, a ideia é organizar um grande ato em nível regional ou estadual.
 |
Anchieta Alves, Secretario de Agricultura e Risoneide Braz, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaiba
fonte: blog do cauê Rodrigues |