Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Padres do sertão paraibano se reúnem com comunidade para medir o tamanho da seca


Diante das consequências da seca enfrentada por todos da comunidade, o Pe. João Romão (Vigário da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – NovaOlinda-PB) juntamente com o Sr. Antonio José de Sousa, missionário e membro do Comitê de bacias Piancó – Piranhas – Açú, reuniram-se nesta Quinta-feira (28) precisamente às 17:00 hs no Salão Paroquial com representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s), presidentes de diversas comunidades e o secretário municipal de Agricultura de Nova Olinda. A reunião tinha como pauta as consequências da seca que vem afetando o Nordeste, nossa região sertaneja e a cidade.
O padre relatou que o sofrimento também ocorre em vários municípios vizinhos (como Pedra Branca, Diamante, Curral Velho, Piancó, Santana dos Garrotes etc) isso ele diz pelos diálogos que vem tendo com os colegas padres das referidas cidades; eles contavam sobre o sofrimento vivido por suas comunidades. Pe. João mostra que em Nova Olinda não é diferente, muitas pessoas chegaram a lhe procurar chorando, mostrando dificuldades enfrentadas, muitos estão saindo para buscar meios de sobrevivência para os animais em outros lugares.
Na reunião, cada presidente mostrava o sofrimento enfrentado por suas comunidades devido à escassez de água, onde o número de poços artesianos é pequeno e alguns já não têm mais água. Praticamente os pastos não existem mais, cerca de 900 cabeças de gado já morreram; por tudo isso os criadores vivem um momento dramático. Diante dessa situação a Igreja Paroquial tomou a iniciativa de reunir todos esses órgãos para viabilizarem alguns setores da sociedade e do governo para ajudar justamente à aliviar a problemática.
Em Nova Olinda existem carros-pipas para ajudar nessas dificuldades, porém o número destes carros-pipas é limitado e assim não consegue atender a demanda das comunidades.
Essa reunião é uma atitude que a Paróquia busca dar continuidade com o objetivo de pelo menos tentar minimizar as dificuldades enfrentadas por todas as pessoas da cidade, em toda a abrangência paroquial. A Paróquia busca tentar viabilizar outros setores, instituições filantrópicas e governo para tentar ajudá-la nesse trabalho.
Os presidentes relataram que muitos projetos que foram solicitados ao governo não foram atendidos. Essas solicitações eram referente às ajudas (cadastro de ração para gado, perfuração de poços artesianos, agricultura familiar), algumas pessoas contaram que não foram atendidos nesse sentido.
Presente à reunião, o secretário de Agricultura falou que já existe uma parceria entre o município e a Defesa Civil. A mesma já atendeu algumas ajudas que foram solicitadas pelo município. Nesse período de seca a equipe local ainda não recebeu nenhuma ajuda, espera que as mesmas cheguem a tempo.
Há uma reclamação da distribuição da ração que o governo manda para os criadores, porém muitos que são cadastrados não recebem. São distribuídos para alguns setores (perto de nossa cidade distribui-se emItaporanga-PB) mas não consegue atender a demanda de todos os criadores cadastrados e por ser em uma única cidade dificulta a aquisição.
A reunião construiu algumas propostas, tais como: que o governo pudesse perfurar mais poços, visto que o lençol freático de Nova Olinda é grande e assim poderia suprir as necessidades. Enquanto esses poços não são perfurados, poderia se manter os trabalhos dos carros-pipas, lembrando que esse número sendo pequeno poderia aumentar. No município, as comunidades que mais vem sendo afetadas pela seca são Favela, Pedra Branca, Purga de Leite, Canto, Várzea da Cruz e Andreza.
FONTE:BLOG DO CAUÊ RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário