Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Atirador que matou 27 era inteligente, quieto e educado, dizem amigos



Foto fornecida pela vizinha Barbara Frey mostra imagem de Adam Lanza, em 2005 (Foto: AP)
Pouco se sabe até o momento sobre Adam Lanza, o atirador que matou a mãe e outras 26 pessoas na escola Sandy Hook em Newtown, Connecticut, na última sexa. Investigadores começaram a analisar a vida do jovem de 20 anos para tentar descobrir os motivos que o levaram a abrir fogo contra as crianças. Os primeiros amigos e conhecidos entrevistados o descreveram como uma pessoa inteligente, educada e quieta.
Adam Lanza havia estudado em Sandy Hook e, de acordo com um livro da vizinhança, gostava de futebol americano, andar de skate e jogar videogame. Ele não tinha nenhuma passagem pela polícia.

Uma foto que circula na internet identifica Adam como um jovem muito magro. O jornal 'The New York Times' (NYT) cita amigos que dizem que Adam Lanza era inteligente, "mas nervoso e inquieto".
Ao contrário de muitos jovens americanos, Lanza fugia das redes sociais. Até agora não se encontrou nenhuma página no Facebook associada a ele. Sua foto sumiu do anuário de 2010 do colégio onde estudou o ensino médio. "Vergonha perante as câmeras", diz o espaço vazio, segundo o NYT.

Um membro de sua família contou aos investigadores que Lanza sofria de um tipo de autismo. Segundo a rede de televisão CNN, os pais de Lanza se divorciaram em setembro de 2009, quando ele tinha 17 anos. Peter Lanza, seu pai, casou-se novamente e morava em uma cidade próxima a Newtown.
Os vizinhos do atirador pouco tinham a dizer sobre ele, mas um colega de Lanza lembrou que o rapaz era muito inteligente. “Dava para dizer que ele era um gênio, definitivamente”, contou Alex Israel à CNN. Um motorista de ônibus o descreveu como “um garoto legal, muito educado”.
Segundo relatos, ele se vestia de forma mais formal do que os demais estudantes. Tim Arnone, que conhecia Lanza da escola, afirmou que ele frequentemente usava calças cáqui, camisas de botão e um protetor de bolsos. Éram membros do grupo audiovisual da Sandy Hook, e passavam o tempo livro jogando videogame no estúdio de televisão do colégio. "Era definitivamente o clube mais nerd da escola. Chamávamos de tech club. Tínhamos a nossa própria porção da sala", contou Arnone, de 20 anos, à agência Reuters.

Arnone também disse que Lanza era "pressionado duramente", especialmente por sua mãe, para ter sucesso na escola. "Ela o pressionava muito para ser mais inteligente e se esforçar mais na escola", disse.
Outro ex-colega de Lanza, que pediu para não ser identificado, disse que o atirador não tinha muitos amigos. Segundo ele, Lanza era fã da cultura japonesa e colecionava "cards" do Pokémon. "Ele era uma criança muito quieta. Eu me lembro de ser seu único amigo na escola primária. Ele sempre foi um garoto muito legal, muito educado."

FONTE:JORNAL TABIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário